quarta-feira, 10 de abril de 2013

Cacife Literário...


Nas minhas peregrinações pelos vlogs literários que adoro, assisti no Canal da Tatiana Feltrin, um vídeo em que ela propunha uma discussão sobre quem tem cacife para falar de literatura, de livros, e se uma pessoa precisa conhecer teoria literária para falar sobre isso.

Muito bem! Fiz um vídeo resposta que espero tenha ficado bom, já que sou nova nessa área e bastante tímida para isso. E também quero deixar aqui por escrito minha opinião. Ah, e não sou formada em nada sou apenas montanhista amante de livros.

Eu admito que uma pessoa que vai expor seu trabalho numa banca examinadora, ou trabalhar na área, fazer uma resenha em revistas especializadas, etc. tenha que ter algum conhecimento literário mais aprofundado. Porém, isso não quer dizer que outras pessoas, "pobres mortais" como eu não possam expor sua opinião sobre suas leituras.

Afinal, qual a função de um livro? Qual a função de um leitor? Um livro só existe enquanto tem alguém que o leia. O que é um livro ou um escritor sem seus leitores? Se para uma pessoa ler um livro ela vai precisar fazer anos de faculdade e cursos de especialização, então o mesmo perde toda a sua função que seria o de divertir, ensinar, colocar questionamentos. E como eu vou estudar todos esses anos para me especializar se não aprender nos livros a ler e cultivar um vocabulário e algum conhecimento. Porque eu iria ler um livro se somente outra pessoa, que se diz mais entendida, pode entender e me dizer o que o livro quer me dizer. 

Qualquer pessoa tem o direito de manifestar, pelos meios que desejar, sua opinião sobre um livro ou a literatura em geral. Todo mundo tem o direito de dizer que não gosta de poesia, ou que não tem afinidade com clássicos ou que só gosta de romances de banca ou curte apenas livros infanto-juvenis ou que seu gosto é apenas por quadrinhos. Eu posso não entender nada de teoria literária, mas eu vou ter minha opinião sobre o que li, mesmo que não tenha entendido ou gostado. Eu não tenho obrigação de adorar Shakespeare só porque ele foi o maior escritor do seu século. Eu tenho que sentir se gostei ou não da história que ele me contou e da forma como o fez. Todo o restante pode me acrescentar mais conhecimento, enfeitar minha opinião, mas não vai mudar minha vida, nem pagar minhas contas.

A única premissa é que o opinador tenha lido sobre o que se propôs a opinar, ou seja, se vai falar de um livro, é preciso ter lido o mesmo para fazê-lo. E é muito importante que o leitor tenha a humildade e honestidade de falar o que realmente sentiu, se gostou, se não gostou, se entendeu ou não entendeu e até pedir opinião de outras pessoas para tentar elucidar o que não foi entendido. Ter opiniões de pessoas "normais" pode incentivar muito mais outras pessoas a ler do que uma resenha crítica toda enfeitada de teoria literária.

Assim como é importante entender que nem todos tem os mesmos gostos ou mesmo sentimento por determinada obra ou autor, e respeitar a opinião alheia. Você pode tentar convencer alguém que sua opinião é válida, mas nunca menosprezar a dos outros. 

Para concluir, não é preciso ter um conhecimento acadêmico para dar sua opinião sobre as coisas, mas sim conhecer o objeto de que se está falando, seja lendo o livro, pesquisando sobre o escritor ou sobre o assunto abordado. Se todos pensássemos igual o mundo nunca teria evoluído e ainda estaríamos nos escondendo em cavernas e caçando animais selvagens de maneira rústica e perigosa. O ser humano nesse tempo todo errou em muitas coisas, mas também criou maravilhas, mas a verdade é que ninguém é dono da verdade e essa pode ter muitas faces.

Então, se a pessoa não sabe discordar educadamente da opinião dos outros, ou acha que conhece a verdade e detém todo o conhecimento do mundo é melhor ir morar com Zaratustra em sua caverna (quem sabe ele possa te ensinar alguma coisa) ou se embrenhar num deserto. Ou melhor, que vá ler um livro, já que só eles o entendem.

Mas se for para compartilhar com humildade seu conhecimento, seja muito bem vindo! Eu quero ouvir sua opinião e discutir sobre ela. Quem sabe não me convence os seus argumentos, ou os meus o convençam, ou ainda possamos cultivar nossas opiniões diferentes, mesmo sendo amigos.

Afinal, para que ter inimigos se você pode fazer amigos? Pense nisso!

Abaixo tem vídeos respostas que encontrei no Youtube, se você quiser deixar o seu na lista é falar nos comentários que eu acrescento.

Outros vídeos-respostas:
Tatiana Feltrin
O Baton de Clarice
Patrícia Pirota
Bruna Camargo
Ler ou não ler
LidoLendo
Show do Luan
Bruna Mateus
Estante de letrinhas
Poesias, Prosas E Algo Mais
Vevsvaladares
Cocota Nerd
Books All Over You
O Lucas Lira
Bárbara Lorentz
Livro e Café
Livros e Viagens
O mundo fantástico dos livros
Vagabundo Iluminado
Raquel Ramos Sugere
Papo Pimba
Vivo Leitura
Não sou crítico literário
Books over Rules
Estante de Leitura
Ricardo Marques Amendola
Nicolas Neves
Nayara Nascimento
Jubs Pimentel

4 comentários:

  1. Eu diria que está habilitado a comentar sobre um livro aquele que o leu. Alguém podeira dizer: óbvio! Mas, não é tão óbvio assim. Por incrível que pareça, o ambiente acadêmico é aquele que nos dá os maiores exemplos de comentaristas que nunca leram o que comentam. Só para ficar em um exemplo: muitos comentam (em geral negativamente) a obra de Karl Marx, sem nunca terem lido ao menos O Capital. E esses muitos são, em geral, ilustres doutores...

    ResponderExcluir
  2. Isso aí Dady, tem muita gente que critica um livro, um escritor, sem nunca ter lido nada da obra ou sobre o autor. Opiniões diferentes sempre vão haver, mas é importante ter argumentos válidos para discutir. Bjs. e obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  3. É isso aí! Em um país que pouco se lê, essa opinião de que só se pode opinar ou comentar sobre determinado assunto, apenas quem é catedrático no mesmo, não é de se estranhar. Em países com altos índices de leitura é normal o intercâmbio de ideias e opiniões acerca dos livros que as pessoas lêem, isso faz parte do processo de divulgação e colaboração de ideias sobre a literatura. Pois se os livros são destinados ao seus leitores, nada mais natural que os mesmos expressem suas opiniões, interajam com suas ideias e as compartilhem, afinal, são essas mesmas ideias que nos inspiram, motivam e até influenciam a nossa maneira de pensar.

    ResponderExcluir
  4. Valeu Rubem, bom ter vc por aqui! Outro assunto polêmico que já rolou na internet é sobre preconceito literário. Mas o legal é ter um veículo para expor as idéias e discutir, né?

    ResponderExcluir